segunda-feira, 28 de março de 2011

José António Tenente

Desculpe, não pude postar sexta pois fui viajar:
José António Tenente nasceu em Cascais em 1966. Após ter iniciado a sua formação superior em arquitectura decide enveredar pela Moda em 1984, fazendo o curso de Design de Moda do Citem.
Em 1986 apresenta a sua primeira colecção. No final de 90, inaugura a sua primeira loja no Carmo, em Lisboa. Integra o calendário oficial da Moda Lisboa desde o seu início em 1991.
O seu trabalho já foi apresentado em Amesterdão, Bolonha, Casablanca, Dusseldorf, Washington, Nápoles, Estocolmo, Londres, S. Paulo, Xangai e regularmente em Paris e Barcelona.
A concepção de figurinos para teatro e bailado, bem como a criação de vestuário profissional para projectos de âmbito nacional, têm também ocupado um importante lugar no seu percurso.
Ao longo da sua carreira foram-lhe atribuídos vários prémios de “Criador de Moda” e outras distinções como a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Cascais em 2000 e a Comenda da Ordem do Infante D.Henrique em 2006.
Tem desenvolvido projectos de expansão do universo da marca: ‘TENENTE escrita’, ‘TENENTE eyewear’ e em 2009 lança ‘Amor Perfeito’, o primeiro perfume José António Tenente.
Ainda no final do mesmo ano, viu editado um livro sobre o seu trabalho ‘JAT – Traços de União’ de Cristina L. Duarte.
No final de 2010 inaugurou no MUDE, ‘Assinado por Tenente’ uma exposição que explora e relaciona o acervo da colecção de moda daquele museu e o universo das colecções JAT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário